Bem-Vindo ao Estação 018!


Seja bem-vindo ao "Estação 018"! Um blog pouco reticente, mesmo cheio destas reticências que compõem a existência. Que tenta ser poético, literário e revolucionário, mas acaba se rendendo à calmaria de alguns bons versos. Bem-vindo a uma faceta artística do caos... Embarque sem medo e com ânsia: "Estação 018, onde se fala da vida..."

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Expressões Latinas...

Nossa linguá é classificada como neolatina, ou seja, tem suas bases no latim. Fato é que muito do que falamos e escrevemos vem do latim... venho aqui falar disso:



AGENDA:
O substantivo tão presente em nosso cotidiano. O objeto tão necessário nestes dias. A palavra “agenda”, no original, quer dizer “coisas que devem ser feitas”. Logo, se algo está “na agenda”, está dentro da lista de coisas a serem feitas.
A origem latina vem do verbo “agere” que quer dizer agir, atuar, realizar; seu gerúndio é “agendum”; o gerúndio na forma neutra no plural fica “agenda”; sendo, literalmente, aquelas coisas a serem feitas.
O sentido atual de agenda, como uma caderneta ou um caderno em que são anotados compromissos, reuniões, temas a discutir e telefones de contato, não se retira totalmente do seu sentido original.

 

CARPE DIEM:
            A expressão original completa é “Carpe diem quam minimum credula posterum”, seu autor é Horácio. Ela quer dizer “Aproveite o dia e confia o mínimo nos dias posteriores”.
A mais famosa expressão do poeta romano, ou até da língua latina. O poema tenta advertir-nos da incerteza do futuro e incita-nos a fazer bom e completo uso do nosso tempo.
O termo manteve-se pelos séculos. Foi retomado no movimento barroco por Martin Optiz e, mais recentemente, no filme “A sociedade dos poetas mortos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário