Bem-Vindo ao Estação 018!


Seja bem-vindo ao "Estação 018"! Um blog pouco reticente, mesmo cheio destas reticências que compõem a existência. Que tenta ser poético, literário e revolucionário, mas acaba se rendendo à calmaria de alguns bons versos. Bem-vindo a uma faceta artística do caos... Embarque sem medo e com ânsia: "Estação 018, onde se fala da vida..."

quarta-feira, 11 de julho de 2012

De olho na Obra: Les Demoiselles d'Avignon (Pablo Picasso)




A obra acima é certamente a face mais conhecida do Cubismo. Ela destaca-se por colocar um tema clássico por excelência, o nu feminino, em novos moldes - no caso, os moldes cubistas. Pablo Picasso pintou Les Demoiselles d'Avignon em 1907 e, por muito tempo, esse foi seu quadro mais louvado. 
Mas... a proposta do De Olho na Obra é ver o que ninguém vê nas telas, nos poemas e nas esculturas:

1 - O nome: Alguns anos após a exposição de Les Demoiselles, Picasso disse que o nome da obra nunca fora aquele, mas que ele havia dado à pintura o nome Le Bordel d'Avignon (em referência à casa de má fama que se localizava na rua Avignon, em Barcelona).

2 - A moça provocativa: Há um destaque sensual natural à moça que parece retirar o lençol de sua coxas para revelar-se inteiramente. E o mesmo lençol serve espaço para Picasso fortalecer o caráter cubista da obra, já que o lençol parece papel de tão delineado.

3 - A máscara cinzenta: A prostituta do canto superior direito do quadro está puxando as cortinas - seria um convite? - e possui uma máscara angulosa, bélica e cinzenta. A máscara é uma clara inserção dos conceitos tribais africanos de arte e revela o caráter "guerreiro" das moças do bordel da rua Avignon. 

4 - A mulher musculosa: No canto superior esquerdo do quadro, há uma mulher com rosto cinzento e tão impassível que chega a ser canino. Ela é claramente musculosa e destaca-se das outras por causa disso. Outro aspecto que merece nota é o fato de ela estar puxando o outro lado da cortina, uma cortina vermelha - outro convite sutil que a obra contém.

5 - A figura de costas: É inevitável perceber o trabalho em torno da moça do canto inferior direito da obra. Seu torso está claramente costas, mas seu rosto não só olha para o espectador como também confronta-o. Suas pernas abertas são referência a um possível  erotismo - que não existe graças a seu rosto belicoso e disforme.

6 - A recepção da obra: Na primeira exposição, a obra não foi comprada. Leo Stein, um de seus clientes mais fiéis, sugeriu que Picasso estivesse louco. Kahnweiler, marchand conceituadíssimo, disse ao próprio Picasso que o quadro estava inacabado. Henri Matisse, grande nome da pintura fauvista, disse que, ao ver a obra, sentia-se como se tivesse bebido gasolina. Pois bem, a obra só veio a ser vendida dezessete anos depois.

* Espero que tenham gostado da estreia oficial do "De Olho na Obra" - A ideia de criar a série veio do sucesso do post "Davi de Michelangelo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário