Bem-Vindo ao Estação 018!


Seja bem-vindo ao "Estação 018"! Um blog pouco reticente, mesmo cheio destas reticências que compõem a existência. Que tenta ser poético, literário e revolucionário, mas acaba se rendendo à calmaria de alguns bons versos. Bem-vindo a uma faceta artística do caos... Embarque sem medo e com ânsia: "Estação 018, onde se fala da vida..."

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Provocação baudelairiana


Ainda no clima poético de "Les Fleurs du Mal", decidi comentar o trecho final de um poema do livro que me fez rir (e pensar).
"Sem dúvidas, Senhor, jamais o homem vos dera/ testemunho melhor de sua dignidade/ do que esse atroz soluço que erra de era em era/ e vem morrer aos pés da vossa eternidade." (Poema "Les fhares", ou "Os faróis")
Com ironia fina e sutil, Baudelaire debocha dos puritanos leitores de poemas mornamente parnasianos. "Les phares" é o sexto poema do livro e é mais um "banho de água fria" (ou quente) no leitor.
Os versos são um convite à reflexão: "Há dignidade em, após inúmeros erros, redimir-se?" - (essa fica para vocês!)
O gancho religioso é proposital e debochado. Baudelaire já teve sua poesia classificada como "satanismo cristão", o que não passa de infantilidade soberba, já que os jogos duais de Baudelaire entre Deus e o Diabo são para evidenciar a situação complicada de ser humano.
A poesia de Baudelaire é, em grande parte das vezes, uma - complexa e debochada -provocação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário