Bem-Vindo ao Estação 018!


Seja bem-vindo ao "Estação 018"! Um blog pouco reticente, mesmo cheio destas reticências que compõem a existência. Que tenta ser poético, literário e revolucionário, mas acaba se rendendo à calmaria de alguns bons versos. Bem-vindo a uma faceta artística do caos... Embarque sem medo e com ânsia: "Estação 018, onde se fala da vida..."

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Lord Byron...

George Gordon Byron nasceu em 22 de janeiro de 1788 em Londres na Inglaterra. Sua imagem está intrinsecamente ligada à face do Romantismo do século XIX, chegando a personificá-la em alguns momentos... Ele influenciou muitas vertentes do Romantismo como o Romantismo brasileiro da segunda geração.


Sua obra e sua vida eram intensas e turbulentas, sua obra era satírica e desbocada, já sua vida era tão sem limites que sua ficha corrida era extensa e tinha itens como incesto e pederastia.

Byron estudou em Cambridge e, em 1805, publicou seu primeiro livro “Hours of Idleness” que foi mal recebida e ele atacou os críticos no segundo “English Bards and Scoth Reviewers”. Embarcou numa viagem por todo o Mediterrâneo, onde escreveu “Childe Harold’s Pilgrimage” e seus dois primeiros contos – publicados em 1812 - tiveram reconhecimento imediato. Depois veio “The Corsair” que vendeu 10 mil exemplares no primeiro dia.

Byron se enrolou com Lady Lamb e se casou com Anne Milbanke – simultaneamente – teve uma filha chamada Ada e depois se separou. A vida de Byron já era pública, isso influenciou sua obra e sua reputação, ele foi acusado de ter um caso com uma meia-irmã e de ter muitas dívidas, assim deixou a Inglaterra em 1816 para nunca mais voltar, ficou em Genebra por algum tempo onde conheceu muitos escritores como Percy e Mary Shelley, além de Claire Clairmont. Depois foi à Itália, onde começou a escrever o épico “Don Juan”. Logo após, foi pra Gênova onde ficou até 1823, assim saiu para lutar contra os turcos... E morreu de febre em 19 de abril de 1824, em Missolonghi na Grécia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário