Bem-Vindo ao Estação 018!


Seja bem-vindo ao "Estação 018"! Um blog pouco reticente, mesmo cheio destas reticências que compõem a existência. Que tenta ser poético, literário e revolucionário, mas acaba se rendendo à calmaria de alguns bons versos. Bem-vindo a uma faceta artística do caos... Embarque sem medo e com ânsia: "Estação 018, onde se fala da vida..."

terça-feira, 5 de julho de 2011

Crítica do Livro "Os Sofrimentos do Jovem Werther"

Johann Wolfgang Von Goethe abriu sua produção literária com um livro que iniciou o movimento alemão "Sturm and Drang" (Tempestade e Ímpeto) e predisse a onda avassaladora do Romantismo. Este livro foi "Os sofrimentos do jovem Werther".
O livro apresenta o enredo de forma incomum... através das diversas cartas que Werther envia para Wilhelm, um amigo que acompanhará toda a loucura de Werther. Nas primeiras páginas, Werther fala da felicidade interior, da natureza, da sociedade pacífica (e até poética), fala da liberdade...
O tom bucólico de Werther acaba quando ele conhece Charlotte - que ele trata em todo o livro, apenas por Lotte.
Lotte começa a mexer com todos os conceitos e sentimentos de Werther, e ele, que já era vívido e lépido, une à sua loucura um amor inocente e belo... mas impossível.
Lotte é casada com Albert. Werther conhece e admira Albert. Werther ama Lotte. Werther sabe que Albert também a ama. A loucura está instalada permanentemente.
A partir dos fatos anteriores, as cartas de Werther a Wilhelm tomam um tom de insanidade com desespero. Até Werther apresentar a hipótese de um suicídio... e o livro questiona: Será que o suicídio é uma pura prova de covardia, ou pode indicar nobreza?
Nestes tons incertos, Werther tenta aproximar-se perigosamente de Lotte, mas encontra-se destinado ao sofrimento ou à morte! Werther decide pela morte num ato de amor que supera qualquer pieguice de Meyer ou Rowling.
A morte é o fim romântico de Goethe... Um gênio. O livro é audacioso e tentador, inspira sentidos perdidos e questionamentos impensáveis: "Morrer seria uma boa opção?"

Acabo por aqui com uma frase do próprio Werther:
"Deus do céu, que tantos dons me concedeu, por que não ficou com uma parte, dando-me em lugar deles a confiança em mim mesmo e o contentamento de espirito?"

2 comentários:

  1. O livro é muito forte, eu era um pouco frágil quando o li e tive sintomas de depressão, eu meio que sentia as dores do Werther, e quando terminei o livro não achei mais razão pra viver. Graças a Deus hoje estou liberta, mas o livro é um impasse, pois é muito lindo, mas me fez muito mal.

    ResponderExcluir
  2. li tambem esse livro apaixonadamente, e para quem tem um coracao sensivel é impossivel nao se sentir envolvido. mas esse livro representa muito mais do que uma infelicidade amorosa, é o espelho dos problemas e contradicoes de toda uma sociedade, nao pertence ao romantismo como muitos pensam, como muito é citado as possui suas raizes no iluminismo e no Sturm und Drang. De fato Werther ja apresentava indicios do suicidio muito antes de conhecer Lotte, fruto dos sofrimentos e irrealizacoes inevitaveis na sociedade burguesa.

    ResponderExcluir