Bem-Vindo ao Estação 018!


Seja bem-vindo ao "Estação 018"! Um blog pouco reticente, mesmo cheio destas reticências que compõem a existência. Que tenta ser poético, literário e revolucionário, mas acaba se rendendo à calmaria de alguns bons versos. Bem-vindo a uma faceta artística do caos... Embarque sem medo e com ânsia: "Estação 018, onde se fala da vida..."

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Crítica do livro "O Poder da Arte"

O livro não um simples livro de arte. Ele não fala só de artistas e obras de arte, ele fala da vida dos artistas e da vivacidade das obras de arte. Com um requintes de classe, Simon Schama retrata a vida, a obra, a poesia e as intempéries da vida de Caravaggio, Rembrandt, Bernini, David, Van Gogh, Turner, Picasso e Rothko (não sei se só eu nunca tinha ouvido deste último).
Em tom de conversa franca, Schama nos convida a observar cada minúsculo detalhe da arte destes revolucionários da arte, cada foco, cada ponto de luz e nos leva a cada atelier, repensando e interpretando cada golpe do pincel na tela, cada martelada no mármore ...

Caravaggio: a pintura ganha corpo
Pintura: David com cabeça de Golias

Bernini: o criador de milagres
Escultura: Êxtase de Santa Tereza

Rembrandt: o tosco na sala dos ricos
Pintura: Aula de Anatomia

David: registrando a revolução
Pintura: A Morte de Marat



Turner: A Tempestade como tema
Pintura: Amanhecer depois do naufrágio

Van Gogh: A pintura que vem de dentro
Pintura: Noite Estrelada

Picasso: A Arte moderna que se torna política
Pintura: Guernica

Rothko: A música do além da cidade de glamour
Pintura: Número 23

PS.: Depois discorrerei sobre cada um com detalhes...


2 comentários:

  1. Ótimo post Raul,a coleção de documentários também é muito boa,e aborda parte da vida dos artistas Schama é um dos melhores críticos de arte da atualidade.

    ResponderExcluir