Bem-Vindo ao Estação 018!


Seja bem-vindo ao "Estação 018"! Um blog pouco reticente, mesmo cheio destas reticências que compõem a existência. Que tenta ser poético, literário e revolucionário, mas acaba se rendendo à calmaria de alguns bons versos. Bem-vindo a uma faceta artística do caos... Embarque sem medo e com ânsia: "Estação 018, onde se fala da vida..."

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Os Grupos Políticos e Econômicos do Mundo...

Já se foi o tempo em que os países brigavam por ideologias – exigia muita inteligência, e os poucos que a tinham não queriam usá-la –, hoje em dia se briga por dinheiro, pois o forte quer se juntar com os fracos para ficar mais forte e os fracos querem se juntar aos fortes para fortalecerem-se – é uma guerra!


Depois que se descobriu que – também na prática – a união faz a força não faltaram grupos e mais grupos fortes ou fracos, pobres ou ricos, grandes ou pequenos, e todos com o mesmo fim: Acumular capital – ganhar dinheiro é coisa de pobre!

Vou aqui citar os principais G’s do mundo e discorrer sobre eles:

G2: EUA e China (as duas maiores potências do mundo)

G4: Brasil, Alemanha, China e Índia (candidatos a membrasia permanente do Conselho de Segurança da ONU)

G7: EUA, Japão, Canadá, Inglaterra, França, Alemanha e Itália (os sete países mais industrializados do mundo. Obs.: a China não entra por não ter nenhuma marca global).

G8: EUA, Japão, Canadá, Inglaterra, França, Alemanha, Itália e Rússia (é o G7 mais a Rússia).

G8+5: Nasceu da brilhante ideia – sem ironia – do então primeiro-ministro inglês, Tony Blair, que em 2005 foi o anfitrião da reunião anual do G8 e – crendo que o futuro estava na cooperação entre países ricos e emergentes – chamou mais cinco países: Brasil, China, Índia, África do Sul e México.

G20: Os anos 90 foram anos difíceis para os países ricos – em termos econômicos –, por isso os países emergentes ganharam destaque no cenário mundial nessa época, então os países ricos – com medo de serem passados para trás – decidiram formar um grupo com as 19 maiores economias do mundo e a União Europeia. São seus membros: EUA, Japão, Canadá, Inglaterra, França, Alemanha, Itália, Rússia, Brasil, Argentina, África do Sul, Índia, China, Indonésia, Austrália, Coreia do Sul, Turquia, Arábia Saudita, México e a União Europeia.

G77: Em 1964, setenta e sete países subdesenvolvidos formaram um grupo chamado G77. Eles juntaram-se para ter vez e voz perante a ONU. Começou com 77, mas hoje tem 131 países-membros, que tiveram sua reunião mais importante em Argel – capital da Argélia – onde escreveram a Carta de Argel que é o principal documento do grupo. O grupo abrange toda a África, America do Central e do Sul – menos a Guiana Francesa –, o Oriente Médio – menos Israel –, o Extremo Oriente – menos o Japão e a Coreia do Sul –, o Sul e o Sudoeste Asiático, a Oceania – menos a Austrália.


Nenhum comentário:

Postar um comentário