Bem-Vindo ao Estação 018!


Seja bem-vindo ao "Estação 018"! Um blog pouco reticente, mesmo cheio destas reticências que compõem a existência. Que tenta ser poético, literário e revolucionário, mas acaba se rendendo à calmaria de alguns bons versos. Bem-vindo a uma faceta artística do caos... Embarque sem medo e com ânsia: "Estação 018, onde se fala da vida..."

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Quem é o Homem?

Quem é o homem, afinal? Pode ser esta uma das perguntas mais repetidas na filosofia, mas quem somos nós?


Só há consenso em uma consideração, Temos uma essência... e essência é aquilo que faz cada coisa ser o que é, é o que diferencia cada coisa das outras coisas.

Mas podemos definir o homem de várias formas em vários âmbitos por vários pontos de vista, vejamos alguns:

O Homem como um ser material: O Homem é um animal, e como animal, ele tem um corpo, e como um corpo, ele é matéria, e como matéria, ele está sujeito às mesmas leis que regem todas as matérias. O Homem é dotado de mobilidade e possibilidade de se aperfeiçoar até certo ponto.

O Homem como um ser racional: O Homem é capaz de conhecer, refletir, raciocinar, emitir juízos, criar culturas, analisar seu passado e de projetar seu futuro, mas não só isso, ele é capaz de conhecer e compreender a si mesmo.

O Homem como ser psíquico: O Homem é o único animal que se difere do grupo, que busca uma personalidade exclusiva, que busca afeto, compreensão, aceitação, auto-respeito e auto-estima.

O Homem como ser social: Todos os animais se juntam e se revoltam entre si, mas só o Homem compartilha fatos de sua existência, projeta realizações futuras e busca o bem comum.

O Homem como um ser político: O Homem busca o bem individual e coletivo e como consequência disso tenta governar com habilidade e gerir o futuro do seu grupo, é uma extensão do ser social.

O Homem como um ser livre: Todos os animais são guiados pelo instinto, o Homem também, mas ele é capaz de raciocinar, de questionar e de refazer seus conceitos, mudando e controlando suas ações.

O Homem como um ser ético: O Homem é o único ser que se encontra entre a realidade fatual (o que é) e a realidade ética (o que deve ser), sempre tentando fazer o que é em o que deveria ser.

O Homem como um ser estético: O Homem é o único ser que tem a capacidade de criar um modelo de belo e ser atraído por este modelo, ele pode criar, inventar e renovar o belo por meio da arte, que nada mais é do que sua forma única de entender o que o cerca.

O Homem como um ser finito: O Homem é o único ser que se compreende como um “ser-para-a-morte” e por isso nunca está satisfeito, sempre buscando seu modelo de perfeição (um ser perfectível) e sempre buscar melhorar-se no tom de completar-se (um ser inacabado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário