Bem-Vindo ao Estação 018!


Seja bem-vindo ao "Estação 018"! Um blog pouco reticente, mesmo cheio destas reticências que compõem a existência. Que tenta ser poético, literário e revolucionário, mas acaba se rendendo à calmaria de alguns bons versos. Bem-vindo a uma faceta artística do caos... Embarque sem medo e com ânsia: "Estação 018, onde se fala da vida..."

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O Início da Igreja...

Depois do ministério, da morte e da morte de Jesus, Cristo passou 40 dias na terra com os discípulos e antes de sua ascensão aos céus falou aos quinhentos seguidores que o viam e ouviam (I Co 15.3-6): “Eis que envio sobre a promessa de meu Pai: permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestido de poder”(Lucas 24.49)


Desde a Páscoa, passaram-se 40 dias com Cristo em terra e mais 10 dias desde o Seu pronunciamento acerca do revestimento de poder proporcionado pelo Espírito Santo, e dos quinhentos que seguiram Cristo, apenas 120 estavam orando e buscando o revestimento do Santo Espírito (Atos 1.15), os 380 que não estavam presentes estavam fazendo feira, em alguma festa ou na festa que estava ocorrendo em Jerusalém, a Festa de Pentecostes, festa que tem este nome porque era realizada 50 dias após a Páscoa, e a festa referida aconteceu por volta do ano 30. Neste dia, o Consolador desceu sobre os que estavam no Templo e houve batismo, revestimento no Espírito Santo e ali nasceu a Igreja

A Igreja deveria permanecer na cidade, mas só “até que do alto” fossem “revestidos de poder”, eles já tinham sido revestidos e continuavam em Jerusalém, mas Deus enviou uma perseguição por meio dos romanos, os discípulos saíram de Jerusalém e por onde iam pregavam a Palavra (Atos 8.1,4).

Todos os primeiros membros da Igreja eram judeus, mas haviam três tipos de judeus e havia judeus dos três tipos na Igreja Primitiva. 1) Os judeus hebreus, eram os judeus que pertenciam a raça israelita e falavam a língua hebraica, que na época era diferente do hebraico clássico, era o aramaico ou, como também era chamado, o siro-caldaico. 2) Os judeus helenistas, eram a maioria, eram aqueles faziam parte da raça israelitas, mas que se dispersaram pelo mundo e depois voltaram, falando grego (literalmente). 3) Os judeus prosélitos eram aqueles que não eram da raça israelitas, mas renunciaram o paganismo e aceitaram a lei judaica, estes eram a minoria.

O texto de Atos 2.42-47 nos fala muito sobre o poder, a comunhão e o amor da Igreja Primitiva:

“Perseveravam na doutrina dos apóstolos – havia unidade doutrinária – e na comunhão e no partir do pão – havia amor e união – e nas orações – havia buscava a Deus por meio das orações – Em toda alma havia temor – temor e humildade marcavam a Igreja Primitiva – e muitas maravilhas e sinais eram feitas por meio dos apóstolos [...] Louvando a Deus [...] Caindo na graça do povo [...] E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar – os resultados de tanta devoção ao Senhor eram vistos e Ele os recompensava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário