Bem-Vindo ao Estação 018!


Seja bem-vindo ao "Estação 018"! Um blog pouco reticente, mesmo cheio destas reticências que compõem a existência. Que tenta ser poético, literário e revolucionário, mas acaba se rendendo à calmaria de alguns bons versos. Bem-vindo a uma faceta artística do caos... Embarque sem medo e com ânsia: "Estação 018, onde se fala da vida..."

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Lingua Morta, o Latim!?

ADMG ou AMDG...


A expressão original é “Ad maiorem Dei gloriem pietas vicit” que quer dizer “Para maior glória de Deus, a piedade vence” e é do Papa Gregório I. A frase acabou sendo reduzida a primeira parte e sendo abreviada, pois a própria Companhia de Jesus utilizou a sigla AMDG como lema de sua ordem, incentivada por Ignácio de Loyola. A expressão tornou-se bem-quista no meio católico chegando a ser utilizada muitas vezes como epígrafe pelo compositor barroco Johann Sebastian Bach, mas na forma de ADMG.



Alter ego

A expressão latina remonta ao século IV e quer dizer “outro eu” ou “segundo eu”. Embora hoje signifique outra personalidade na mesma pessoa ou uma alegoria psíquica, originalmente a expressão fala sobre amizade. Zenon, o Jovem, fundador do estoicismo, cita “alter ego” como um verdadeiro e próximo amigo, ele diz: “Verus amicus est tamquam alter ego” ou seja “Um verdadeiro amigo é como outro eu”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário