Bem-Vindo ao Estação 018!


Seja bem-vindo ao "Estação 018"! Um blog pouco reticente, mesmo cheio destas reticências que compõem a existência. Que tenta ser poético, literário e revolucionário, mas acaba se rendendo à calmaria de alguns bons versos. Bem-vindo a uma faceta artística do caos... Embarque sem medo e com ânsia: "Estação 018, onde se fala da vida..."

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Os melhores poetas...

Numa certa conversa, eu disse que gostava de poemas e músicas que tinham por tema a tristeza. A minha citação causou espanto em alguns, desconfiança em outros, mas explico-me agora:

Os grandes poetas são os que falam de coisas tristes com a mesma leveza de quando falam de coisas boas. A coisa mais fácil é falar de amor numa poesia, porque todo mundo gosta de amor,mas só os melhores falam de temas desconfotáveis com graça e carisma.

Vinícius de Moraes (pra mim o melhor) escreveu belamente o Soneto de Separação:
O tema é triste, mas ele escreve com uma  habilidade que faz-nos sentir bem!
" De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente

Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente"
(Trecho do Soneto de Separação)




Manuel Bandeira (Um dos melhores) escreveu Vou-me embora pra Pasárgada:
O poema fala de morte, de cansaço, de melancolia, mas poucos poemas são tão belos como ele!

"E quando eu estiver mais triste
Mas triste de não ter jeito
Quando de noite me der
Vontade de me matar
— Lá sou amigo do rei —
Terei a mulher que eu quero
Na cama que escolherei
Vou-me embora pra Pasárgada."
(Trecho de Vou-me embora pra Pasárgada)


E eu (pobre ser) fiz um poema sobre isso: pequeno, mas passei o que eu queria!

"Ele era um bom poeta,
Visto que seus versos rimavam
E a cada rima certa
Seus olhos brilhavam.

E com um poema controverso,
Ele fazia as pessoas felizes,
E a cada lágrima do verso,
Saía um sorriso meio triste"
(Trecho do poema "Bons poetas")

Nenhum comentário:

Postar um comentário