Bem-Vindo ao Estação 018!


Seja bem-vindo ao "Estação 018"! Um blog pouco reticente, mesmo cheio destas reticências que compõem a existência. Que tenta ser poético, literário e revolucionário, mas acaba se rendendo à calmaria de alguns bons versos. Bem-vindo a uma faceta artística do caos... Embarque sem medo e com ânsia: "Estação 018, onde se fala da vida..."

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Semana literariamente ativa!

Por mais que minha rotina afaste-me das informações sobre literatura, sempre há um momento para atualizar os conhecimentos. E essa semana foi cheia!

Hermann Hesse (1877-1962)

Inicialmente, no dia 09 de agosto de 1962, ou seja, há 50 anos, morria Hermann Hesse. Esse gênio alemão, Nobel de literatura de 1946, foi marcante na poesia e no prosa do século XX. O autor de clássicos como Sidarta (1922) e O jogo das contas de vidro (1943) foi também poeta e contista. Era apaixonado por filosofia - profundo conhecedor da obra nietzschiana - e por psicanálise.
Sua obra revela um homem que quer descobrir mais, nascido numa família ditatorialmente cristã, ele viajou o mundo atrás de novas culturas - e acabou apaixonando-se pela filosofia oriental. Hesse deixou um legado de mais de 50 romances, centenas de poemas e muitas  cartas (muitas mesmo). 


Depois, no dia 10 de agosto de 1912, ou seja, há 100 anos, nascia Jorge Amado. Seguindo a carga do nome, Jorge é amado até hoje, no Brasil e no resto do mundo, pelas suas obras sinceras, claras, envolventes e realistas. Romancista por excelência, Amado impôs-se como um dos mais famosos e aclamados escritores brasileiros de todos os tempos.
Sua primeira fase apresenta-se socialista e regionalista enfoca a seca e a luta de classes no Nordeste brasileiro - dessa fase destacam-se Terras do sem fim (1943) e Mar morto (1936). Sua segunda (e última) fase revela a sensualidade e o humor - e até a religiosidade - do povo brasileiro (questionáveis, mas tudo bem) - dessa fase destacam-se Gabriela, cravo e canela (1958) e Dona Flor e seus dois maridos (1966).

Fiquemos com uma frase do Jorge Amado:
"Eu acredito em mudar o mundo e que a literatura tem imensa importância nisso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário