A obra acima é certamente a face
mais conhecida do Cubismo. Ela destaca-se por colocar um tema clássico por
excelência, o nu feminino, em novos moldes - no caso, os moldes cubistas. Pablo Picasso pintou Les Demoiselles d'Avignon em 1907 e, por muito tempo,
esse foi seu quadro mais louvado.
Mas... a proposta do De Olho
na Obra é ver o que ninguém vê nas telas, nos poemas e nas esculturas:
1 - O nome: Alguns anos após
a exposição de Les Demoiselles, Picasso disse que o nome da obra nunca
fora aquele, mas que ele havia dado à pintura o nome Le Bordel d'Avignon (em
referência à casa de má fama que se localizava na rua Avignon, em Barcelona).
2 - A moça provocativa: Há
um destaque sensual natural à moça que parece retirar o lençol de sua coxas
para revelar-se inteiramente. E o mesmo lençol serve espaço para Picasso
fortalecer o caráter cubista da obra, já que o lençol parece papel de tão
delineado.
3 - A máscara cinzenta: A
prostituta do canto superior direito do quadro está puxando as cortinas - seria
um convite? - e possui uma máscara angulosa, bélica e cinzenta. A máscara é uma
clara inserção dos conceitos tribais africanos de arte e revela o caráter
"guerreiro" das moças do bordel da rua Avignon.
4 - A mulher musculosa: No canto superior esquerdo do quadro, há uma mulher com rosto cinzento e tão impassível que chega a ser canino. Ela é claramente musculosa e destaca-se das outras por causa disso. Outro aspecto que merece nota é o fato de ela estar puxando o outro lado da cortina, uma cortina vermelha - outro convite sutil que a obra contém.
5 - A figura de costas: É
inevitável perceber o trabalho em torno da moça do canto inferior direito da
obra. Seu torso está claramente costas, mas seu rosto não só olha para o
espectador como também confronta-o. Suas pernas abertas são referência a um
possível erotismo - que não existe graças a seu rosto belicoso e
disforme.
6 - A recepção da obra: Na
primeira exposição, a obra não foi comprada. Leo Stein, um de seus
clientes mais fiéis, sugeriu que Picasso estivesse louco. Kahnweiler,
marchand conceituadíssimo, disse ao próprio Picasso que o quadro estava
inacabado. Henri Matisse, grande nome da pintura fauvista, disse que, ao
ver a obra, sentia-se como se tivesse bebido gasolina. Pois bem, a obra só veio
a ser vendida dezessete anos depois.
* Espero que tenham gostado da
estreia oficial do "De Olho na Obra" - A ideia de criar a série veio do sucesso do post "Davi de Michelangelo"
Nenhum comentário:
Postar um comentário